2ª semana Maio - Noticias Ginásio Figueirense

BASQUETEBOL

O GINÁSIO NÃO FOI CONVIDADO!...
“A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), preocupada com os constrangimentos para a modalidade que decorrem da situação geral do país, nomeadamente em termos do seu financiamento, bem como na defesa intransigente do jogador português e dos interesses vitais da participação internacional da selecção nacional, tem vindo a promover um amplo debate no âmbito da estrutura federada do basquetebol no sentido de adequar o seu quadro regulamentar às exigências com que a modalidade se confronta, neste contexto, decorreram nos passados dias 27 e 30 de Abril, nas instalações do IPJ em Leiria, reuniões com os clubes que participaram na época de 2011/12, respectivamente nos campeonatos da PROLIGA e da LIGA PORTUGUESA DE BASQUETEBOL (LPB), e para as quais igualmente convidadas as Associações Distritais de que aqueles são filiados.”
Datada de 1 de Maio, esta informação consta da página oficial da Federação Portuguesa de Basquetebol, devendo esclarecer-se que o “amplo debate” não passou pelo Ginásio, que só nesta data tomou conhecimento da reunião do dia 30, pois pura e simplesmente não foi convidado…
Aguardamos um pedido formal de desculpas por parte da Federação, que nos é inteiramente devido.
Quanto aos comentários suscitados por esta tardia preocupação “com os constrangimentos para a modalidade”, a seu tempo os faremos.
 

RESULTADOS

01 de Maio – T. Inter-Associações Sub-14 – ATC, 55 / Ginásio, 44
01 de Maio - XXIV Camp. Nac. Sub-16 – Ginásio, 61 / F. C. Porto, 40
01 de Maio – XVI Camp. Nac. Sub-18 – Ginásio, 57 / GDB Leça, 49
04 de Maio - XVI Camp. Nac. Sub-18 – Ginásio, 70 / Galitos, 79
05 de Maio - XXIV Camp. Nac. Sub-16 – Gumirães, 37 / Ginásio, 67
06 de Maio - T. Inter-Associações Sub-14 – Ginásio, 91 / Clube Bola Basket, 25
06 de Maio - XXIV Camp. Nac. Sub-16 – Ginásio, 65 / Illiabum, 52
Com as duas vitórias do fim de semana, a equipa de sub-16 não só manteve o 1º lugar na Zona Norte do Campeonato Nacional como reforçou a hipótese de apuramento para a “final four”.

 

A PRIMAVERA DO BASQUETEBOL

No sábado, 5, teve lugar no Pavilhão Galamba Marques mais uma edição dos Torneios Primavera”para Minis 10, reunindo, entre as 10 e as 12.30, as equipas da Académica, Columbófila de Cantanhede, Infante de Montemor, União de Buarcos, Sporting Figueirense e Ginásio, num total de 73 atletas.
No domingo, foi a vez da equipa de Minis 12 se deslocar a Coimbra, ao Pavilhão Eng. Augusto Correia (Olivais), para outro Torneio desta série promovida pelo Comité Distrital de Minibasquete.

 

CAMPEÕES DISTRITAIS RECEBERAM PRÉMIOS

Aproveitando o intervalo dos dois jogos do Ginásio realizados no Galamba Marques no feriado de 25 de Abril, a Associação de Basquetebol de Coimbra procedeu à entrega de prémios às equipas Campeãs Distritais de sub-16 e sub-18, da qual se encarregou o dirigente daquela Associação, Dr. Alberto Malafaia.

 

ORIENTAÇÃO

 
SAMUEL LEAL NO EUROPEU
O atleta do Ginásio Samuel Leal foi convocado para a Selecção que vai representar Portugal no Campeonato Europeu de Orientação Pedestre para Jovens (EYOC2012), a realizar de 29 de Junho a 1 de Julho, em Bugeat (França).
Uma justa e merecida distinção para este jovem praticante da modalidade, tanto na variante pedestre como de BTT, campeão nacional do seu escalão (H18) em 2011 e 2012.
 
 
CARLA AMORIM VENCEU 1º ORI-BTT DE MESSEJANA
O I Ori-BTT de Messejana (Aljustrel) realizou-se no fim de semana, com a participação de 114 atletas representando 23 clubes.
Duas etapas de distância longa (sábado, 5) e média (domingo, 6), contando a classificação para a Taça de Portugal desta especialidade.
O Ginásio esteve representado por quatro atletas, Carla Amorim (D21A), Pedro Rama (Elite), Luís Nunes (H21B) e Ricardo Nunes (H16), mas os dois últimos só disputaram a etapa de domingo.
Na classificação final, somatório dos pontos obtidos no conjunto das duas etapas, Carla Amorim triunfou no seu escalão e Pedro Rama classificou-se em 7º na Elite.
 
 

REMO

QUADRI SCULL VENCEU NA QUEIMA
Cinquenta e cinco remadores do Ginásio Litocar marcaram presença na XXXI edição da Regata Internacional da Queima das Fitas, no sábado, 5, em Coimbra.
Destacou-se o quadri-scull juvenil constituído por André Santos, Diogo Silva, José Rodrigues e Nuno Moura, que conquistou o 1º lugar, e também subiram ao pódio Mariana Rodrigues e Alba Abranches (2ªs em double scull juvenil), Joel Cabete (3º em skiff absoluto), Maria Paixão e Inês Santos (3ªs em double infantil), neste último caso a primeira tripulação portuguesa classificada.
O restante conjunto de resultados, embora meritório, ficou aquém do que tem sido habitual, devendo no entanto considerar-se a forte concorrência espanhola, a maior de sempre.

 

CALENDÁRIO

BASQUETEBOL
12 de Maio - XXIV Camp. Nac. Sub-16 – Matosinhos – 15h00 – GDB Leça “A” / Ginásio
12 de Maio - XVI Camp. Nac. Sub-18 – V. Nova Gaia – 17h00 – S. C. Vasco Gama / Ginásio
13 de Maio - T. Inter-Associações Sub-14 – P. G. Marques – 11h00 – Ginásio / CAA Salesianos
20 de Maio - XXIV Camp. Nac. Sub-16 – P. G. Marques – 16h00 – Ginásio / S.C. Vasco Gama “A”
26 de Maio - XXIV Camp. Nac. Sub-16 – Ovar – 17h00 – Ovarense / Ginásio
 
NATAÇÃO
12 e 13 de Maio – T. Nadador Completo
 
ORIENTAÇÃO
12 de Maio – Alenquer – IV Meeting de Orientação da AFAP
19 de Maio – Lisboa – XX Troféu CPOC
26 de Maio – Carvalhal – 1º Troia “O” Meeting
27 de Maio – Melides - 8º Troféu Ori-BTT de Grândola
 
REMO
12 de Maio – Lisboa – Camp. Nac. de Yolle
19 de Maio – Figueira da Foz – Taça Beira Litoral (organização do Ginásio Litocar)
20 de Maio – Gondomar – Regata Internacional
26 de Maio – Rio Novo do Príncipe – Taça Vila de Cacia
27 de Maio – Veneza – 38º Vogalonga